A hora certa de criticar

Hoje farei uma crítica. Não à sociedade, mas à quem critica.

Sou uma pessoa que odeia críticas. Não as críticas feitas a mim, mas as críticas feitas por outros a outros sem motivo. Esse tipo de crítica me fulmina, me irrita e me faz reagir, mesmo que a crítica não seja feita a mim. E em geral, essas pessoas que fazem isso perto de mim se tornam mais feias a cada dia. Passo a enxerga-las como um poço de críticas e reclamações, tomo asco e passo a evitar o contato. Quem gosta de se manter perto de uma pessoa assim?

Vivi 23 anos e desses, em metade, eu fui alvo desse tipo de pessoa. A crítica não é feita por algo que vc tenha feito, por algo que você errou, não tem intenção de fazer o outro progredir. Seu único algo é a chacota, criticar o outro pelo simples fato de existir. Quem não conhece alguém assim? Conheço muitos. E confesso que quanto mais eu conheço, mais me afasto. O passo seguinte então, nem se fala. Os apelidos.

No meu "achismo" habitual, eu creio que essas críticas, apelidos e chacota são uma maneira de elas se sentirem bem. Em vez do "nossa, como ela é bonita", um "essa girafona é toda metida". Afinal, o outro tem culpa de ser bonito? Ele anda arrotando arrogância? Não, ele existiu. E ao passo que o outro, está cuidando de sua própria vida, este que critica se ocupa da vida alheia. É um espectador e nada mais. Não cresce, só reclama e é o fruto de sua própria crítica. Arrogante.

O outro, é inteligente. Ou esperto. Ou esforçado. Não importa. E é criticado, é o cdf, é ridicularizado pel aparência. Talvez porque em sua ignorância, ele não tenha se mantido na mediocridade alheia.

O ponto crucial, é que estes "críticos" da vida, são lamuriosos, e piegas. E há de se associar com aquela "hiena" da Hanna Barbera: "-Oh vida, oh céus!".

Eu tenho uma forma de enxergar a vida diferente. Sei dos meus defeitos, mas sei muito mais das minhas qualidades. Os defeitos, eu me esforço pra torna-los meus pontos fortes, e as qualidades eu deixo pra que sejam reconhecidas. Não vou agradar a todos, mas agrado a mim mesmo e com isso vivo bem. Aos que me criticaram na minha primeira metade da vida, passar bem. Me ajudaram infinitamente. E aos que insistem nessa vida purulenta de críticas, meu pesar. E só.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa "feira" nos dias da semana?

Poneis malditos!