Ronaldo, o Fenômeno
13 de Fevereiro de 2010, esse é o dia em que a notícia da aposentadoria de Ronaldo começou a ser ventilada. Já a noite, durante o programa do Fantástico, veio a confirmação. Sim, o fenômeno vai se aposentar aos 34 anos. Pra geração que nasceu entre 90 e 2000, Ronaldo Luís Nazário de Lima é o simbolo máximo do que um jogador de futebol, atacante de ofício, pode fazer, e de como é a vida de jogador de futebol.
RONALDINHO
Sou da geração que viu Romário ser campeão do mundo, que viu o baixinho fazendo dupla com Bebeto, que confiou plenamente no Dunga como capitão e que sempre gostou de ouvir o Galvão narrando "Que saúde, Cafú!", quando ele dava as arrancadas. E provavelmente, você leitor, não viu alguns desses caras jogando, ou os viu já em fim de carreira. E definitivamente um personagem pode mostrar de que época eu estou falando. O amarelinho. Lembra dele comemorando durante os jogos da seleção? Pois é. Ronaldo, ou melhor, Ronaldinho, como começou, surgiu no meio desses caras, e conseguiu se sagrar o homem da vez da seleção. Perdemos alguns campeonatos, ganhamos outros, mas o que importa é que nos ultimos 13 anos, nos acostumamos a ouvir, na voz marcante do Galvão a narrativa de gol com o nome dele. (Dê play no video abaixo e escute a narração)
Pra quem se acostumou a ver essa geração dos R, Ronaldinho, Ronaldinho Gaucho, Roberto Carlos, Rivaldo, Romário, é difícil ver um cara como ele se aposentando. Mas isso acontece com todos, e é bola pra frente. A vida de jogador de futebol, ou mesmo de atleta, é ingrata nesse sentido. E se descuidar, se não guardar a grana que o cara ganhou, vai acabar a vida vendendo pastel na sua esquina.
O MELHOR DO MUNDO E OS PROBLEMAS
Lesões
Nem só de alegrias vive um jogador de futebol, e a carreira de Ronaldo ficou conhecida por esses dois fatos marcantes: Brilhantismo nos gramados e Lesões graves. Aos 20 anos foi eleito o melhor do mundo. No mesmo ano fez uma cirurgia no joelho necessária pra que continuasse jogando futebol. Aos 23 anos veio a primeira grande lesão e aí começaram os problemas dele. Após tratar, no primeiro retorno aos gramados, houve uma lesão mais grave ainda, e muitos acreditavam que ali já estava sendo trilhado o fim da carreira de jogador do "Fenômeno", apelido dado pelos espanhóis. Mas ele conseguiu se recuperar, desacreditado levou o Brasil à final da copa do mundo de 2002 e ganhou novamente o prêmio de melhor do mundo.
Pêso e os travestis
A partir de 2007, com Ronaldo já no Milan, começaram os problemas de peso. Sobre os travestis, eu deixo o relato do delegado que atendeu a ocorrência que os travestis registraram contra Ronaldo, disponível no site da GloboEsporte.com:
"Segundo o delegado, Ronaldo contratou o travesti pensando que era garota de programa e levou para um motel na Barra da Tijuca. Lá, teria pedido mais duas mulheres para o programa. Quando descobriu que eram travestis, e que um deles teria ido buscar drogas na favela Cidade de Deus, o atacante teria decidido não mais fazer o programa e deu R$ 1.000 para dois deles. O outro, que seria André Albertino, não quis e pediu R$ 50 mil para não contar a história para imprensa."
Eu acredito na história do Ronaldo, até porque, o mundo está cheio de aproveitadores, ainda mais pra cima de gente que tem dinheiro. Se tiver dinheiro e for famoso então, nem se fala.
CORINTHIANS

Durante sua estadia, conseguiu perder peso, mas a luta contra o peso foi sempre maior do que contra os adversários em campo ou as lesões. Ronaldo não conseguiu manter a forma física, e deixou a desejar em 2010, apesar da conquista do 3 lugar no campeonato Brasileiro do mesmo ano. Em 2001, na fase pré-Libertadores, o Corinthians foi eliminado, e Ronaldo, como simbolo desse time, foi hostilizado numa cena lamentavel dos torcedores corinthianos. Tanta hostilidade para um jogador que tem contrato como Embaixador do Corinthians até 2021. Sobre isso, deixo o comentário de Galvão Bueno, disponível aqui, sobre a despedida do fenômeno:
"- Esta será uma segunda-feira triste para o mundo do futebol. Encerra a carreira Ronaldo Fenômeno. Encerra-se uma página da história do futebol mundial. Ronaldo é um daqueles atacantes que se pode contar nos dedos de uma das mãos. O homem com o maior número de gols na história das Copas do Mundo. O homem que deu a volta por cima três vezes após contusões terríveis, com cirurgias em que praticamente todos davam a carreira dele como acabada.
- Se a Copa de 62 foi a de Garrincha; se a de 70 foi a de Pelé; e se a de 94 foi a de Romário, a Copa de 2002 foi a de Ronaldo. Ele termina. Ele diz que não resiste mais às dores, que seu corpo não resiste mais. Mas será que é só isso? Será que ele mereceria, no final da carreira, ameaças, xingamentos, discussões de baixo nível?"
E aqui deixo uma frase:
"O fanático é tão ignorante quanto o louco. Mas o louco, a sociedade condena..."
Torcedor é aquele que apoia seu time, que vibra, que chora, que gasta, que se enfurece, mas acima de tudo, é aquele que respeita e admira o trabalho daqueles caras que representam o que ele tanto gosta: O futebol. E esses torcedores que vão da lua de mel à condenação, porque se acham donos do time, acordem pra realidade, e cresçam.
O NOSSO RONALDO
Durante toda a carreira, Ronaldo foi realmente um Fenômeno, Nos fez ter paixão pela seleção Brasileira e fez com que familias gritassem e se reunissem pra cantar na frente da TV "Eu, sou Brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!". Foi o cara que fez nós, Brasileiros, sermos reconhecidos lá fora por quem sequer sabe falar uma palavra do português, mas que se esforçavam pra falar "Ronaldo!" ou até um arriscado "Ronaldinho!". Hoje é o maior artilheiro das Copas do Mundo, com 15 Gols. Por tudo isso e muito mais, ele merece toda a admiração. Entre alguns deslizes aqui e ali, é um exemplo pra molecada que quer ser jogador de futebol. E será sempre o RRRRRRRRRRRRRONALDIIIINHO!!!
Ronaldinho. O cara. O FENÔMENO!
- Coletiva e Anúncio da aposentadoria -
"Ronaldo! Brilha muitcho nu curinthia"
Comentários
Postar um comentário